MARANHÃO: Pacientes fazem fila para receber senhas e marcar consultas em São Luís.
28/11/2017 ás 22:22
Centenas de pessoas fizeram fila na manhã desta terça-feira (28), em frente à sede da Central de Marcação de Consultas e Exames (SCRAA) na Avenida dos Franceses no bairro da Alemanha em São Luís, para conseguir receber senhas que serão usadas para a marcação de consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O local é um posto especifico para o atendimento de idosos, gestantes, deficientes e pessoas com prioridades de atendimento. Nessa terça-feira (28), os pacientes buscavam garantir uma vaga de atendimento para Oftalmologia. Por conta da quantidade reduzida de atendimentos diários, algumas pessoas chegaram a passar a noite na fila para tentar garantir o recebimento da senha logo pela manhã. Os pacientes que conseguem pegar a senha são orientados a retornar outro dia para realizar a marcação do dia da consulta ou exame.
Em setembro, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) por meio da Promotoria de Defesa do Idoso, realizou uma vistoria no local para buscar uma solução do problema junto a Prefeitura de São Luís. De acordo com o promotor do idoso, Augusto Cutrim, falta vontade política para resolver os problemas.
“Eles têm que vim quase todo dia para saber que dia vai ser distribuída senha para outros tipos de exames. Então o que se vê mesmo é a falta de clareza, uma falta de gestão nessa área da saúde. Está faltando realmente vontade política porque gestão é vontade política para encarar o problema de frente. Nós sabemos que todos tem dificuldade”, afirmou.
O secretário de Saúde de São Luís, Lula Filho, afirmou que após realizar um diagnóstico sobre a situação da saúde pública municipal, o órgão constatou que das 38 mil vagas que são disponibilizadas para marcação de consultas e exames mensais, apenas 22 mil são realizadas. Ele afirmou que o município iria aumentar o número de vagas para consultas e acabar com a ociosidade no sistema.
“O desrespeito ao cidadão é a questão da fila e eu garanto que nós vamos acabar com a fila na hora que a gente implantar todo o sistema que a gente está se propondo. Analisou em seminário e vai montar o planejamento para que nos próximos sete meses a gente tenha esse problema da fila sanado”, disse.
Rony Uchôa: Uma vergonha! Muito lamentável. Até quando vamos olhar este tipo de situação? Até quando?
Está é a grande verdade! Está é minha opinião.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário