Pular para o conteúdo principal

Enquanto isso santa Luzia do Paruá tem o aparelho de mamógrafo, mais o secretário de saúde insiste em trocar ou vender o nosso aparelho de mamógrafo, quando eu digo nosso eu quero dizer que é do povo e não do secretário ou do prefeito.

Foto: imagem / Rede Globo
O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, apresentou matéria sobre a saúde pública no Brasil, neste sábado (11), expondo a desigualdade de acesso às novas tecnologias em exames de mamografia, para mulheres de diferentes regiões do país.

De acordo com a matéria mais de oito milhões de mulheres deixaram de fazer o exame de mamografia em 2016 no Brasil. E a espera pelo exame pode superar dois anos. São 60 mil novos casos a cada ano e a maior arma contra a doença é a prevenção.

Um dos principais problemas apontados na reportagem é a falta de acesso a equipamentos modernos como o mamógrafo de tomossíntese, em 3D. O equipamento é o que há de mais moderno e completo, no mundo, no diagnóstico de câncer de mama.
Foto: imagem / Rede Globo
Pacientes de algumas cidades como Barretos e na capital paulista, ou Manaus, no Amazonas, já contam com a nova tecnologia. Através do mamógrafo, a precisão dos exames sobem de 65% para 95% na detecção dos casos de câncer de mama, segundo a matéria.

Do outro lado estão as mulheres que não possuem acesso a exames periódicos ou aparelhos modernos. A reportagem narra casos de mulheres que viajam várias horas para grandes centros em busca de uma mamografia, após longas esperas na fila do SUS. A situação se agrava com mulheres que possuem casos do câncer na família.

A reportagem conclui que o quadro é ruim em quase todo o Brasil. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia revela que, no ano passado, mais de 2,7 milhões de mulheres, com idades entre 50 e 69 anos, fizeram a mamografia. Mas o número de mulheres que deixaram de fazer o exame foi três vezes maior: quase 8,5 milhões. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de homem é encontrado na área rural de Santa Luzia do Paruá veja as fotos do cadáver e da documentação do rapaz

                          aguardem maís informações a qualquer momento..

SOBRE O ASSALTO AO BRADESCO DE SÍTIO NOVO MARANHÃO OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO (veja o Vídeo na Íntegra)

RESULTADO DO ASSALTO: 4 - BANDIDOS MORTOS  3 - BANDIDOS AINDA NO MATO 3 - CIVIS FERIDOS ENTRE ELES UMA CRIANÇA DE 1 ANO. Os bandidos sequestraram uma van no povoado Paciência próximo a São João do Paraíso, deixa várias pessoas hospitalizadas e uma criança baleada .  Na madrugada de quarta-feira dia 4 de maio foi interceptada por bandidos uma Van que faz a linha nessa região.   A polícia foi acionada e também o GTA com helicóptero além de participar da ação, fez o transporte de paciente mais grave juntamente com a Força Tática e operacional da PM .  Ainda não se sabe ao certo como foi o desenrolar da ação. Mais as primeiras informações apontam que os passageiros foram feitos de escudo humano e acabaram sendo atingidos por tiros inclusive uma criança e o condutor da van . TC Aniel, CTA, baleado na perna, tiro transfixou, foi medicado e está bem. Várias armas apreendidas (01 fuzil AR15, 03 calibre 12, pistolas e 01 metralhadora caseira)

*BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com PL Municipal*

E   *BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com  PL Municipal* Não é recente que os bastidores da política municipal de Santa Luzia do Paruá vem mostrando muitos alaridos de reclamações quanto às humilhações que funcionários da Prefeitura, do mais alto ao mais baixo escalão, vem sofrendo por parte da "Prefeita da Cidade". Isso mesmo que você leu "Prefeita", tendo em vista de que o voto do povo foi traído,  e aquele que foi eleito, aceitou passivo,  o sequestro do poder por parte de uma figura que, pelo histórico de maldades na educação também é chamada pelo pejorativo de "Rainha".  Só que desta vez, o autoritarismo da citada, estrapolou na dose. O Secretário Rondinelly Aguiar, que é um doce de ser humano, admirado e reconhecido pelo seu trabalho na cultura luziense tem perdido seu protagonismo, tudo porque a "Prefeita" ou "Rainh