Pular para o conteúdo principal

COM MAIS DE 6 MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO CARU VÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.

Na manhã de sexta-feira, 01 de dezembro, funcionários da prefeitura de São João do Caru realizaram um protesto no Ministério Público e também no Fórum de Bom Jardim.
O objetivo era de alguma forma chamar a atenção das autoridades para o grande problema que eles estão enfrentando em São João do Caru, que é a questão de salários atrasados, alguns com até seis meses sem receber um centavo.

Para se deslocarem até Bom Jardim, eles se deslocaram mais de 85 km em caminhões “pau-de-arara”, arriscando suas vidas em busca de ajuda para receber seus salários. Segundo eles, o prefeito vive só fazendo promessas que vai efetuar o pagamento que está em atraso, mas quando chega a data determinada por ele (prefeito), a promessa não é concretizada.
A situação ficou ainda mais complicada depois que o prefeito resolver fazer demissões sem justa causa, o que para os funcionários é uma represaria contra os que se manifestam em busca de seus direitos.

Vale lembrar que o município de São João do Caru se encontra em uma situação caótica, uma crise sem tamanho se instalou no município, pois o atual gestor vive se articulando para se mantar no cargo, e assim os problemas do município são deixados de lada, a “obsessão” pelo poder é bem maior que a boa intenção de administrar para o bem comum do povo caruense.  

Não esquecendo que no dia 08 de novembro, a Câmara Municipal de vereadores de São João do Caru afastou o prefeito Francisco Vieira Alves (XIXICO) de suas funções administrativas por 180 dias. Todos os 11 vereadores votaram pelo afastamento. Mas por uma decisão do desembargador Raimundo Barros, no dia 14 de novembro (terça-feira) a sessão realizada no dia 08, que culminou no afastamento do Prefeito Xixico Vieira, foi suspensa com base no agravo de instrumento nº 086237-71.2017. Assim, Xixico retornou ao cargo e o desmando continua no município.

Já na última terça-feira, 28 de novembro, a Câmara Municipal de São João do Caru – MA, recebeu novas denúncias contra o prefeito Xixico. Os vereadores votaram pela aceitação da denúncia, em seguida foi instaurada uma Comissão Processante (CP) para apurar as possíveis irregularidades, como determina o art. 5º, inciso III, do Decreto de Lei número 201/67. Na denúncia está anexado um pedido de cassação de mandato do chefe do executivo municipal por possíveis infrações políticas e administrativas e retenção de repasses do INSS.

Segundo a denúncia protocolada no legislativo municipal, entre várias irregularidades, cometidas pelo prefeito Xixico Vieira, a Prefeitura de São João do Caru não estaria realizando o recolhimento das contribuições previdenciárias dos servidores públicos municipais para a Previdência Social. Conforme a denúncia, o valor da contribuição é descontado mensalmente nos salários dos servidores, porém não é repassado ao INSS, caracterizando um possível desvio de finalidade e apropriação indébita. A denúncia foi aprovada por unanimidade, pelos nove vereadores que compareceram à sessão, e pede também o afastamento cautelar do chefe do executivo municipal pelo prazo de 180 dias, como medida de prevenção, prazo em que a comissão processante analisará a denúncia de improbidade administrativa contra o gestor, podendo resultar na cassação do mandato.

Conforme o Presidente da Câmara Ideilson Pereira Lima (Dácio do Chico Crente), Xixico Vieira já foi notificado e reconheceu com sua assinatura a existência da denúncia que tramita contra ele na casa legislativa. Segundo o que determina o regimento interno da Câmara Municipal de São João do Caru, o gestor tem um prazo de dez dias, a contar da data de recebimento da notificação, para se manifestar e apresentar defesa. A Comissão Processante que irá investigar a denúncia contra o prefeito tem como presidente o vereador e vice-presidente da Câmara, Natanael Silva e Silva (Nael), Hercílio Pereira dos Santos Junior (Junior) como relator, e Maria Bezerra Prado (Nalva Davi) como membro. O relator Junior, é quem deverá emitir um parecer favorável ou contra o afastamento temporário do Prefeito Xixico Vieira, após o prazo dado a defesa.


 


fonte: blog  Paulo Montel 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato do agiota Pacovan deve ser elucidado a qualquer momento

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), está muito perto de elucidar o assassinato do empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como “Pacovan”. As investigações, que já vinham tendo bons resultados com informações obtidas pela PC a respeito do veículo Siena preto utilizado no crime, avançaram bastante nos últimos dias com os depoimentos prestados, no início desta semana, pela viúva e o filho da vítima. Pacovan foi executado na tarde do último dia 14, uma sexta-feira, no interior do posto Joyce (antigo Cavalo de Aço), de sua propriedade, localizado na entrada do município de Zé Doca (MA). Um motorista/segurança do empresário foi atingido com um tiro na barriga e sobreviveu. Uma das possibilidades de autoria intelectual da execução aponta para uma ex-funcionária de Pacovan, que era usada como uma espécie de ‘laranja’ e depositava em sua conta bancária vultosas quantias passadas pela vítima. O veículo A Polícia Civil já ch...

PRESIDENTE MÉDICI: Sobrinho do prefeito avança sobre adversários do 44 com moto e agora coordenador de transporte da prefeitura ameaça usar escavadeira!*

Os ânimos está exaltados demais por parte de alguns bajuladores do prefeito. A mamata tá ameaçada pela boa aceitação do candidato a prefeito EMÍLIO WEBA e o normal é que hajam manifestações de desespero, mas, o blog encontrou entre os comentários em grupo de whatsapp uma situação extremamente preocupante e que deve deixar a polícia em alerta máximo. Um babão do prefeito que é chefe dos transportes ameaçou usar uma escavadeira por cima do povo que apoia o 44. A cena de inveja pelo crescimento eleitoral do Emílio revolta e até um candidato a vereador que é sobrinho do prefeito, já havia avançado sobre a multidão do 44. *"Rapaz nos deixa a pá escavadeira lá pertinho, qualquer coisa nós arrasta tudo, arrocha mas rapaz"*, diz o coordenador de transporte Josué Rosa A insegurança dos eleitores de um lado e de outro começa a preocupar, e, guarnição da PM deve estar em alerta. A ameaça é grave e deveria chegar ao conhecimento do Juiz da Justiça Eleitoral para que tome as devidas provi...

04 prefeitos da região Alto Turi entraram na mira da Polícia Federal após se recusarem a fornecer dados sobre emendas e licitações

De acordo com o informado para a imprensa, os prefeitos das 04 cidades só responderam as solicitações após os investigadores comparecem presencialmente em cada município. A soma dos valores envolvendo as quatro prefeituras daria um total de mais de R$ 15 milhões em emendas somente no ano de 2020. Cabe ressaltar que, quando questionadas as prefeituras de Zé Doca e Centro do Guilherme (dezembro), os gestores eram outros todavia ao receberem o “bastão”, os dois novos gestores permaneceram inertes. Os investigadores inicialmente só queriam verificar se ocorreram direcionamentos ou fraude nas licitações que envolviam estas emendas, mas o bloqueio no repasse dessas informações por parte dos gestores, fez com que Polícia Federal passasse a observar um “modus operandi”, um sincronismo e também voltasse sua mira para as prefeituras. Trecho onde investigadores relataram ao STF a blindagem de prefeitos aliados a Josimar Maranhãozinho: Diante de tal inércia, passível de responsabilização criminal,...