Pular para o conteúdo principal

OPERAÇÃO CONJUNTA RESGATA VINTE TRABALHADORES EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS E ESCRAVIDÃO EM VARGEM GRANDE.

Um trabalho conjunto envolvendo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) resultou no resgate de vinte trabalhadores em condições semelhantes à escravidão no município de Vargem Grande, situado no nordeste do estado do Maranhão. A ação aconteceu na quarta-feira, 13 de setembro, no povoado Alto Bonito, distante cerca de 30 quilômetros da cidade de Vargem Grande.
A maior parte dos trabalhadores resgatados vieram do estado do Ceará, do município de Granja e Martinópolis, para o trabalho de corte da palha da carnaúba, palmeira muito presente no Ceará, Piauí e Maranhão. As condições deste tipo trabalho geralmente são muito precárias, quase sempre com baixa remuneração, além de alojamento e alimentação em condições pouco dignas. As equipes encontraram os vinte homens em jornada de trabalho acima do permitido, alimentando-se de pequenos peixes, conhecidos como pititinga, arroz feijão, rapadura e farinha.
De acordo com o cozinheiro do acampamento, almoço com carne era algo raro, sendo servido geralmente de dez em dez dias. A remuneração média recebida é de R$ 40,00 (quarenta reais) a diária. Todos eles trabalhavam para atravessadores, sendo difícil chegar às indústrias que recebem a palha da carnaúba, que em seguida é exportada para outros países.
As equipes da força tarefa levaram os trabalhadores para um hotel da cidade de Vargem Grande. Eles deverão seguir ainda nesta quinta-feira para as cidades de origem no Ceará. As equipes estão investigando um homem, apontado como agenciador dos trabalhadores.
Mais oito trabalhares resgatados
Na tarde desta quinta-feira, a força tarefa seguiu para outra propriedade denunciada pelo mesmo motivo. As equipes encontraram mais catorze pessoas nas mesmas condições, sendo oito moradores da região e mais seis cearenses. Estes últimos, após o reconhecimento dos seus direitos trabalhistas, serão enviados de volta ao Ceará.
Palmeira nobre
A carnaúba é considerada uma palmeira nobre, bem presente no estado do Ceará, Piauí e Maranhão. A cera produzida à partir da palha seca da palmeira é exportada para países como Estados Unidos e China, e usada na produção de chips, cabos e outros componentes para celulares e computadores. Em outros tempos a cera era utilizada na produção de disco vinil e cera para polimento em pisos e veículos. As palhas são usadas na cobertura de casas e o tronco na sustentação de moradias e na construção de pequenas pontes.
Fonte: PRF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de homem é encontrado na área rural de Santa Luzia do Paruá veja as fotos do cadáver e da documentação do rapaz

                          aguardem maís informações a qualquer momento..

SOBRE O ASSALTO AO BRADESCO DE SÍTIO NOVO MARANHÃO OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO (veja o Vídeo na Íntegra)

RESULTADO DO ASSALTO: 4 - BANDIDOS MORTOS  3 - BANDIDOS AINDA NO MATO 3 - CIVIS FERIDOS ENTRE ELES UMA CRIANÇA DE 1 ANO. Os bandidos sequestraram uma van no povoado Paciência próximo a São João do Paraíso, deixa várias pessoas hospitalizadas e uma criança baleada .  Na madrugada de quarta-feira dia 4 de maio foi interceptada por bandidos uma Van que faz a linha nessa região.   A polícia foi acionada e também o GTA com helicóptero além de participar da ação, fez o transporte de paciente mais grave juntamente com a Força Tática e operacional da PM .  Ainda não se sabe ao certo como foi o desenrolar da ação. Mais as primeiras informações apontam que os passageiros foram feitos de escudo humano e acabaram sendo atingidos por tiros inclusive uma criança e o condutor da van . TC Aniel, CTA, baleado na perna, tiro transfixou, foi medicado e está bem. Várias armas apreendidas (01 fuzil AR15, 03 calibre 12, pistolas e 01 metralhadora caseira)

*BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com PL Municipal*

E   *BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com  PL Municipal* Não é recente que os bastidores da política municipal de Santa Luzia do Paruá vem mostrando muitos alaridos de reclamações quanto às humilhações que funcionários da Prefeitura, do mais alto ao mais baixo escalão, vem sofrendo por parte da "Prefeita da Cidade". Isso mesmo que você leu "Prefeita", tendo em vista de que o voto do povo foi traído,  e aquele que foi eleito, aceitou passivo,  o sequestro do poder por parte de uma figura que, pelo histórico de maldades na educação também é chamada pelo pejorativo de "Rainha".  Só que desta vez, o autoritarismo da citada, estrapolou na dose. O Secretário Rondinelly Aguiar, que é um doce de ser humano, admirado e reconhecido pelo seu trabalho na cultura luziense tem perdido seu protagonismo, tudo porque a "Prefeita" ou "Rainh