Pular para o conteúdo principal

Sebrae lança Projeto Avança MEI em São Luís para potencializar o crescimento de microempreendedores individuais


Sebrae/Divulgação
Lançamento do Projeto Avança MEI no auditório Baía de São Marcos, Complexo Multicenter Sebrae, em São Luís.

Foi lançado nesta terça-feira (22), no auditório Baía de São Marcos, no Complexo Multicenter Sebrae, o Projeto Avança MEI, uma iniciativa da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. O projeto visa fortalecer a jornada dos microempreendedores individuais por meio de capacitações, consultorias especializadas e acompanhamento técnico. Com foco em organização, planejamento estratégico e crescimento sustentável, o projeto será executado até dezembro deste ano.

Durante o lançamento, o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, destacou o papel estratégico do projeto e a relevância dos MEIs para a economia maranhense. “O MEI é uma figura fundamental para a economia do estado. Ele representa aquele empreendedor que, muitas vezes, começa por necessidade, mas que, ao se formalizar, passa a ter acesso a uma série de direitos e possibilidades. O Sebrae entra nesse processo como parceiro direto, oferecendo orientação, capacitação, consultoria e incentivo para que esses pequenos negócios cresçam e se conectem a mercados maiores, inclusive fornecendo para médias e grandes empresas. Hoje, mais de 70% das empresas maranhenses são MEI’s, o que mostra a força dessa categoria na geração de emprego, renda e desenvolvimento. Nossa missão com o Avança MEI é justamente impulsionar esses empreendedores, fortalecer suas jornadas e contribuir para o crescimento do estado e do país”, afirmou.


Sebrae/Divulgação
Paula Waldira Bastos, gerente interina da Unidade de Negócios São Luís, explica as ações do projeto para fortalecer os MEIs.

Potencial crescente - O Maranhão registra uma movimentação expressiva na formalização de pequenos negócios na categoria de Microempreendedor Individual. Somente em 2024, foram 34.819 novos MEI’s abertos no estado, sendo 11.630 em São Luís. E os números continuam crescendo: de janeiro a abril de 2025, já são 16.052 novos registros no Maranhão e 5.215 apenas na capital, totalizando 131.251 MEI’s ativos no estado.


A gerente interina da Unidade de Negócios São Luís, Paula Waldira Bastos, explicou que o projeto foi estruturado para atender empreendedores em diferentes estágios de maturidade. “Os participantes receberão diagnóstico individualizado, consultorias especializadas e oficinas práticas mensais, além de apoio em áreas como marketing, finanças, regularização, sustentabilidade e aproximação com mercados compradores. A proposta é promover a virada de chave que esses pequenos negócios precisam para crescer de forma estruturada”, destacou.

Perfis - O Avança MEI contempla dois perfis distintos de microempreendedores: os que estão em fase de maturidade básica, ainda organizando suas atividades, e os que já atuam com maturidade avançada e buscam expandir e consolidar sua atuação no mercado.

Para quem vive o dia a dia do empreendedorismo, a chegada do projeto é vista como uma grande oportunidade. Dallin Reis, da empresa Reis Desenvolvimento Humano, avaliou positivamente a proposta: “Hoje tivemos uma oportunidade incrível de conhecer em primeira mão o Avança MEI, um projeto voltado para as micro e pequenas empresas, com foco em planejamento, organização, oportunidades de negociação e inserção no mercado. Isso facilita muito o dia a dia de quem está na correria, buscando seu espaço. O projeto chega como um grande incentivo, com seis meses de consultorias que nos oferecem crescimento, visibilidade e mais competitividade no mercado”, disse.

A empreendedora Bárbara Matos também compartilhou sua expectativa: “A experiência de conhecer o Avança MEI foi maravilhosa. É um projeto inovador, pensado exatamente para as necessidades de quem empreende. Tenho certeza de que participar vai trazer ótimos resultados para o crescimento e fortalecimento da minha empresa”.

Segmentos mais relevantes - Os dados mais recentes mostram que os principais segmentos de atuação dos MEIs no Maranhão são o comércio varejista de vestuário e acessórios (9.328 registros), minimercados e mercearias (6.291), e serviços de beleza (5.992). Em São Luís, os destaques são o comércio de vestuário (2.663), cabeleireiros e manicures (2.391) e promoção de vendas (2.132), refletindo tendências de consumo e oportunidades do mercado local.

A empreendedora Vilma Cavalcante, do Sítio Doce Cajueiro, ressaltou a importância de fazer parte do projeto e reforçou seu compromisso com o fortalecimento do próprio negócio. “Atendendo ao convite da equipe do Sebrae, participar do lançamento do Avança MEI foi uma excelente oportunidade. Além de conhecer melhor o projeto, estou firmando um compromisso com o crescimento do meu empreendimento. O Sebrae é um grande parceiro nesse processo, e iniciativas como essa nos ajudam a evoluir, adquirir novos conhecimentos e nos posicionar melhor no mercado. O Sítio Doce Cajueiro faz parte da categoria MEI, então não poderia deixar de estar presente nesse momento. Espero que novas oportunidades como essa continuem surgindo, pois estou pronta para seguir participando e fortalecendo minha trajetória empreendedora”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente !!! Vitória dos Pescadores !

  O Projeto de Lei do Dep. Wolmer Araujo, que obriga o prazo de 10 dias para o INSS analisar a documentação do pescador e pagar o Seguro Defeso é aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados. A câmara  dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria do ex-deputado  Wolmer Araújo que fixa prazo de dez dias úteis para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar a documentação do pescador artesanal que busca o seguro-defeso – benefício concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida. O INSS é responsável por gerir e pagar o seguro-defeso. Pela proposta, vencido esse prazo de 10 dias, a concessão será automática e o benefício depositado em conta vinculada ao CPF do pescador em até cinco dias úteis. A medida, que consta no Projeto de Lei 848/24, recebeu parecer favorável. A iniciativa vai tornar mais rápida a análise dos requerimentos de concessão do seguro defeso. “Com isso, a proposição mitiga os efeitos da espera prolongada, que...

PRESIDENTE MÉDICI: Sobrinho do prefeito avança sobre adversários do 44 com moto e agora coordenador de transporte da prefeitura ameaça usar escavadeira!*

Os ânimos está exaltados demais por parte de alguns bajuladores do prefeito. A mamata tá ameaçada pela boa aceitação do candidato a prefeito EMÍLIO WEBA e o normal é que hajam manifestações de desespero, mas, o blog encontrou entre os comentários em grupo de whatsapp uma situação extremamente preocupante e que deve deixar a polícia em alerta máximo. Um babão do prefeito que é chefe dos transportes ameaçou usar uma escavadeira por cima do povo que apoia o 44. A cena de inveja pelo crescimento eleitoral do Emílio revolta e até um candidato a vereador que é sobrinho do prefeito, já havia avançado sobre a multidão do 44. *"Rapaz nos deixa a pá escavadeira lá pertinho, qualquer coisa nós arrasta tudo, arrocha mas rapaz"*, diz o coordenador de transporte Josué Rosa A insegurança dos eleitores de um lado e de outro começa a preocupar, e, guarnição da PM deve estar em alerta. A ameaça é grave e deveria chegar ao conhecimento do Juiz da Justiça Eleitoral para que tome as devidas provi...

04 prefeitos da região Alto Turi entraram na mira da Polícia Federal após se recusarem a fornecer dados sobre emendas e licitações

De acordo com o informado para a imprensa, os prefeitos das 04 cidades só responderam as solicitações após os investigadores comparecem presencialmente em cada município. A soma dos valores envolvendo as quatro prefeituras daria um total de mais de R$ 15 milhões em emendas somente no ano de 2020. Cabe ressaltar que, quando questionadas as prefeituras de Zé Doca e Centro do Guilherme (dezembro), os gestores eram outros todavia ao receberem o “bastão”, os dois novos gestores permaneceram inertes. Os investigadores inicialmente só queriam verificar se ocorreram direcionamentos ou fraude nas licitações que envolviam estas emendas, mas o bloqueio no repasse dessas informações por parte dos gestores, fez com que Polícia Federal passasse a observar um “modus operandi”, um sincronismo e também voltasse sua mira para as prefeituras. Trecho onde investigadores relataram ao STF a blindagem de prefeitos aliados a Josimar Maranhãozinho: Diante de tal inércia, passível de responsabilização criminal,...