Pular para o conteúdo principal

Dia de Campo fortalece pequenos negócios em Vitória do Mearim – MA

 

Evento promovido pelo Sebrae reuniu produtores, estudantes e especialistas do agro para troca de experiências e apresentação de soluções sustentáveis para o desenvolvimento rural no Maranhão

A Fazenda Ingaí, no povoado Jaguary (no município de Vitória do Mearim), foi o local escolhido para a realização do Dia de Campo – Inovação, Tecnologia e Produtividade no Campo, que aconteceu no último sábado (26). O evento foi promovido pelo Sebrae com o objetivo de incentivar a inovação rural, fortalecer os pequenos negócios no agro e apresentar soluções tecnológicas que impulsionam a produção sustentável no Maranhão.

Reunindo 150 participantes entre produtores rurais, estudantes, técnicos, empreendedores, poder público, sociedade civil e representantes de instituições financeiras, o evento aconteceu das 8h às 14h com uma programação intensa, que incluiu palestras técnicas, exposições, depoimentos de produtores e visita técnica a propriedades que já utilizam tecnologias sustentáveis, como o biodigestor rural.

Para Daniel Pereira, subgerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, a aposta em genética e qualidade deve mudar o cenário do campo maranhense. “Iniciamos esse trabalho aqui a cerca de 4 anos com algumas parcerias e lideranças importantes. Esse trabalho do Sebrae serve para o melhoramento genético da produção de búfalos e gado leiteiro. O leite de qualidade vai agregar valor ao produto final, melhorando os negócios e transformando a vida dos produtores da região.”

Conhecimento aplicado e compartilhado

O Dia de Campo foi realizado pelo Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, com apoio da Fazenda Ingaí, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Vitória do Mearim (Seagro), Sindicato dos Produtores Rurais, Sistema Faema/Senar, Programa Juntos pelo Agro, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Para Hudson Gomes, analista da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês e gestor do Agro na região, o impacto das ações vai além da técnica.

“Atuamos no município de Vitória do Mearim com consultorias técnicas pelo Sebraetec, com a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), a implantação de biodigestor e o Agente Local de Inovação Rural, que atende produtores de Vitória do Mearim e Igarapé do Meio, levando conhecimento e técnicas que aplicadas de forma correta tem grandes resultados. O impacto disso é economia, sustentabilidade e aumento da produtividade, que já está acontecendo e o Dia de Campo foi pensado para isso, levar ainda mais conhecimento e mostrar os resultados já conquistados,” disse o gestor.

Iniciado com exposição genética na Fazenda Ingaí, o Dia de Campo seguiu com uma série de palestras voltadas à inovação rural, enfocando temas como melhoramento genético com Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), e os resultados do programa ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural), com mostrou avanços da inovação em propriedades de Vitória do Mearim e região.

Conhecimento – A palestra “Leite de Búfala – Tradição Rural, Sustentabilidade e Rentabilidade”, conduzida por Christian Lima, do SENAR, destacou as oportunidades da bubalinocultura no Maranhão. Instituições como Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Caixa Econômica apresentaram suas linhas de crédito voltadas para impulsionar o agronegócio.

O anfitrião do evento, Raimundo Nonato Correa, proprietário da Fazenda Ingaí, celebrou a grande adesão e a importância do conhecimento compartilhado. “Ver a atenção das pessoas, o interesse nas palestras, especialmente sobre melhoramento genético, nos enche de esperança. Isso aqui é o futuro do campo”, assinalou.

Antônio de Morais Rego Gaspar, presidente da Associação Comercial do Maranhão e conselheiro do Sebrae, resumiu a importância do evento: “O agro é uma das grandes forças do nosso país. Ver o Sebrae atuando junto ao produtor, capacitando e conectando atores do setor, engrandece nosso estado e nosso Brasil”, destacou.

Tecnologia que transforma

Um dos momentos mais aguardados foi a visita técnica à Fazenda Santo Antônio, onde os participantes conheceram de perto o funcionamento de um biodigestor rural, tecnologia que transforma resíduos orgânicos em gás natural e biofertilizante. A iniciativa tem promovido sustentabilidade, economia e maior produtividade no campo. “O biodigestor é uma maravilha. Ter algo assim na nossa propriedade fará toda diferença. Sinto que preciso atualizar meus métodos de manejo e produção”, afirmou Franklin Mercedes Silva, produtor rural de Arari, que já está com visita agendada para conhecer melhor a solução Sebraetec.

O produtor Antônio Evaristo de Araújo, que com apoio do Sebrae, foi pioneiro na implantação do biodigestor na região, compartilhou sua experiência: “Hoje não compro mais fertilizante químico, com o biofertilizante estamos produzindo bem, uso principalmente para o pasto, como ele é orgânico não agride o solo, bem o contrário ele melhora o solo e gera uma grande economia, já o gás de cozinha supre nossa necessidade”, explicou.

Antônio Evaristo tem trabalhado com o biofertilizante produzido no seu biodigestor, ele usa para o cultivo das pastagens que nutrem seus animais e tem testado em outras culturas com bons resultados.

Participante do evento Augusto César Sarmento, produtor beneficiado com as ações do Sebrae, celebrou os resultados do primeiro teste de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em sua propriedade. “Conseguimos inseminar vacas com um resultado excelente: 70% de sucesso. Agora vamos dobrar o número de animais. Isso significa mais leite e mais qualidade, o que é ideal para o que pretendemos para o futuro, que é trabalhar com produção do leite e seus derivados”, ressaltou.

Dandara Luiza Figueiredo Campos, é estudante de Medicina Veterinária, falou sobre o evento e entende que essa foi uma oportunidade de aprender e conhecer mais sobre os avanços do Agro na região. “Tenho vontade de crescer no agro e esse evento abriu meus olhos. O Sebrae é um parceiro incrível. Aqui a gente vê as portas se abrindo através do conhecimento”, contou a estudante.


Como receber o atendimento Sebraetec


Para receber o atendimento do Sebrae no Agro, é necessário se dirigir a Unidade de Negócios mais próxima. Em Santa Inês e região, os interessados podem procurar a Unidade de Negócios, localizada na Rua do Comércio, 900, no Centro de Santa Inês -MA. Para mais informações (98) 99105-5002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente !!! Vitória dos Pescadores !

  O Projeto de Lei do Dep. Wolmer Araujo, que obriga o prazo de 10 dias para o INSS analisar a documentação do pescador e pagar o Seguro Defeso é aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados. A câmara  dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria do ex-deputado  Wolmer Araújo que fixa prazo de dez dias úteis para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar a documentação do pescador artesanal que busca o seguro-defeso – benefício concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida. O INSS é responsável por gerir e pagar o seguro-defeso. Pela proposta, vencido esse prazo de 10 dias, a concessão será automática e o benefício depositado em conta vinculada ao CPF do pescador em até cinco dias úteis. A medida, que consta no Projeto de Lei 848/24, recebeu parecer favorável. A iniciativa vai tornar mais rápida a análise dos requerimentos de concessão do seguro defeso. “Com isso, a proposição mitiga os efeitos da espera prolongada, que...

PRESIDENTE MÉDICI: Sobrinho do prefeito avança sobre adversários do 44 com moto e agora coordenador de transporte da prefeitura ameaça usar escavadeira!*

Os ânimos está exaltados demais por parte de alguns bajuladores do prefeito. A mamata tá ameaçada pela boa aceitação do candidato a prefeito EMÍLIO WEBA e o normal é que hajam manifestações de desespero, mas, o blog encontrou entre os comentários em grupo de whatsapp uma situação extremamente preocupante e que deve deixar a polícia em alerta máximo. Um babão do prefeito que é chefe dos transportes ameaçou usar uma escavadeira por cima do povo que apoia o 44. A cena de inveja pelo crescimento eleitoral do Emílio revolta e até um candidato a vereador que é sobrinho do prefeito, já havia avançado sobre a multidão do 44. *"Rapaz nos deixa a pá escavadeira lá pertinho, qualquer coisa nós arrasta tudo, arrocha mas rapaz"*, diz o coordenador de transporte Josué Rosa A insegurança dos eleitores de um lado e de outro começa a preocupar, e, guarnição da PM deve estar em alerta. A ameaça é grave e deveria chegar ao conhecimento do Juiz da Justiça Eleitoral para que tome as devidas provi...

04 prefeitos da região Alto Turi entraram na mira da Polícia Federal após se recusarem a fornecer dados sobre emendas e licitações

De acordo com o informado para a imprensa, os prefeitos das 04 cidades só responderam as solicitações após os investigadores comparecem presencialmente em cada município. A soma dos valores envolvendo as quatro prefeituras daria um total de mais de R$ 15 milhões em emendas somente no ano de 2020. Cabe ressaltar que, quando questionadas as prefeituras de Zé Doca e Centro do Guilherme (dezembro), os gestores eram outros todavia ao receberem o “bastão”, os dois novos gestores permaneceram inertes. Os investigadores inicialmente só queriam verificar se ocorreram direcionamentos ou fraude nas licitações que envolviam estas emendas, mas o bloqueio no repasse dessas informações por parte dos gestores, fez com que Polícia Federal passasse a observar um “modus operandi”, um sincronismo e também voltasse sua mira para as prefeituras. Trecho onde investigadores relataram ao STF a blindagem de prefeitos aliados a Josimar Maranhãozinho: Diante de tal inércia, passível de responsabilização criminal,...