Pular para o conteúdo principal

Programação do Transformar Juntos 2025 contempla 40 atividades em 10 eixos temáticos


Programação do Transformar Juntos 2025 contempla 40 atividades em 10 eixos temáticosWhatsApp

Evento tem foco em inovação, sustentabilidade e melhorias no ambiente de negócios

A segunda edição 2025 do Transformar Juntos, que o Sebrae realiza com várias instituições parceiras nos dias 15 e 16/07, terá uma programação bastante abrangente. Realizada no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, esta edição terá mais de 10h de atividades a cada dia. Serão 40 atividades técnicas, incluindo abertura oficial, 15 paineis, 14 palestras, cinco Encontros Técnicos, três oficinas e uma sessão de Pitch, em dez eixos temáticos. A programação, contempla os eixos: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, vocações e mercado; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Inovação; Resiliência Climática e Sustentabilidade e Empreendedorismo na Escola.

O evento reúne atores de desenvolvimento de todo o Maranhão e será do tipo Carbono Neutro, com temas alinhados com a COP30 e o desenvolvimento territorial. Entre os destaques, no Auditório Darcy Ribeiro, estão a abertura oficial (8h, do dia 15/07), seguida de painel que trata de oportunidades e desafios para os pequenos negócios a partir da COP 30. O painel terá participações de personalidades como Denise Hills, Aldo Rebelo e Deives Picáz, membro do Pacto Global, como mediador e uma boa surpresa para os participantes.

Também em destaque, a presença, no dia 16/07, do antropólogo Santiago Uribe, em dois momentos: com palestra sobre o Case Medellín – Cidade Inovadora: o modelo de transformação urbana, tecnológica e cultural (às 9h) e uma oficina sobre Inteligência Territorial (iniciando às 14h30, na Sala 4, do Multicenter.

Encontros – O Transformar Juntos terá cinco Encontros Técnicos nos dias 15 e 16. No dia 15, acontece o Encontro Técnico do Parlamento Municipal, auditório Baía de São Marcos (14h30 – 17h30), com presença do vereador do município de Currais Novos- RN, Mattson Ranier.

Já no dia 16, o auditório Terezinha Jansen abriga o Encontro de Atores de Desenvolvimento do Sebrae/MA, das 15h35 às 18h30. Na Arena Cidades Inteligentes e Negócios Resilientes (de 8h às 18h), ocorre o Encontro Estadual de Catadores, com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA e do Sebrae/MA. Na Sala 4 (das 10h às 12h), será realizado o Encontro de Secretários Municipais de Agricultura, com participações do Sistema Faema/Senar, prefeitura de Maracaçumé e Ministério da Agricultura – MAPA. E, no Sebraelab (de 14h30 às 18h), o Encontro de Lab’s de Políticas Públicas de Inovação.

Paineis abordam temas abrangentes 

Entre os 14 painéis do evento, com renomados especialistas, se destacam temas como soluções para cidades inteligentes e empreendedoras, reforma tributária, investimentos para o setor público, economia circular, crises climáticas, sustentabilidade, compras públicas, práticas de ESG e inclusão socioprodutiva, regularização fundiária, inteligência artificial, programa Catalisa Gov, entre outros.

No dia 15, por exemplo (às 14h30 -Auditório Terezinha Jansen), acontece o painel Cidades Inteligentes: Soluções que Transformam a Vida nos Municípios, com Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial de Campinas e de Luís Fernando Silva, secretário-chefe da Secretaria Geral do Governo do Estado.

E, no mesmo dia, na Arena Cidades e Negócios Resilientes, a partir de 14h30, uma série de painéis que tem as temáticas de inclusão e sustentabilidade como eixos. Destaques para temas como Economia Circular, Governança, Sustentabilidade e Inclusão;  Crises Climáticas e Cidades Empreendedoras, Sustentáveis e Resilientes.

Oficinas e Feira da Inclusão – Entre as oficinas, organizada pela carteira de Turismo do Sebrae Maranhão, acontece a Oficina Turismo Inteligente (Sala 2, a partir de 14h30). E também, uma atividade pioneira, o Pitch Soluções Inovadoras para cidades, com apresentação de Cases Prefeitura de Barra do Corda, Correios, Inovajur, Fonmart, entre outros.

Paralelamente à programação técnica, está programada para o Pavilhão de Exposições do Multicenter, a Feira da Inclusão (com funcionamento até 20h). Serão 30 expositores vindos em caravanas das Unidades de Negócios do Sebrae, 30 negócios no Armazém do Empreendedor, um Espaço para Artesanato e Saber Fazer, com 14 artesãos, além da Unidade Móvel Ela Faz com a realização de oficinas.

Além disso, parceiros estarão mostrando suas ações. Entre estes, Seinc, Fiema, Faema/Senar, UFMA, TJ, TCE, Fecomércio. E também negócios mostrando suas soluções inovadoras, entre eles, IPEG, Inovajur, Consórcio Senografia, Licitare, Alltech e Fonmart. Na área de Sustentabilidade, órgãos como a Sema e Setres, o Instituto Brasil Sustentável e o CSS. E, na área de Inovação, estarão 10 startups apoiadas pelo Sebrae e também ações de programas como Catalisa Gov  e Ecossistemas Locais de Inovação, tudo isso somado a palestras sobre empreendedorismo, crédito, entre outras, e ações de atendimento do Sebrae. Haverá também programação cultural começando às 18h.

Programação e Inscrições – A íntegra da programação completa pode ser acessada no link Bit.ly/programacaotj25. As inscrições para o evento são gratuitas e seguem até segunda-feira, 14, no Sympla (Link  https://bit.ly/4nCblFp).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente !!! Vitória dos Pescadores !

  O Projeto de Lei do Dep. Wolmer Araujo, que obriga o prazo de 10 dias para o INSS analisar a documentação do pescador e pagar o Seguro Defeso é aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados. A câmara  dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria do ex-deputado  Wolmer Araújo que fixa prazo de dez dias úteis para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar a documentação do pescador artesanal que busca o seguro-defeso – benefício concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida. O INSS é responsável por gerir e pagar o seguro-defeso. Pela proposta, vencido esse prazo de 10 dias, a concessão será automática e o benefício depositado em conta vinculada ao CPF do pescador em até cinco dias úteis. A medida, que consta no Projeto de Lei 848/24, recebeu parecer favorável. A iniciativa vai tornar mais rápida a análise dos requerimentos de concessão do seguro defeso. “Com isso, a proposição mitiga os efeitos da espera prolongada, que...

PRESIDENTE MÉDICI: Sobrinho do prefeito avança sobre adversários do 44 com moto e agora coordenador de transporte da prefeitura ameaça usar escavadeira!*

Os ânimos está exaltados demais por parte de alguns bajuladores do prefeito. A mamata tá ameaçada pela boa aceitação do candidato a prefeito EMÍLIO WEBA e o normal é que hajam manifestações de desespero, mas, o blog encontrou entre os comentários em grupo de whatsapp uma situação extremamente preocupante e que deve deixar a polícia em alerta máximo. Um babão do prefeito que é chefe dos transportes ameaçou usar uma escavadeira por cima do povo que apoia o 44. A cena de inveja pelo crescimento eleitoral do Emílio revolta e até um candidato a vereador que é sobrinho do prefeito, já havia avançado sobre a multidão do 44. *"Rapaz nos deixa a pá escavadeira lá pertinho, qualquer coisa nós arrasta tudo, arrocha mas rapaz"*, diz o coordenador de transporte Josué Rosa A insegurança dos eleitores de um lado e de outro começa a preocupar, e, guarnição da PM deve estar em alerta. A ameaça é grave e deveria chegar ao conhecimento do Juiz da Justiça Eleitoral para que tome as devidas provi...

04 prefeitos da região Alto Turi entraram na mira da Polícia Federal após se recusarem a fornecer dados sobre emendas e licitações

De acordo com o informado para a imprensa, os prefeitos das 04 cidades só responderam as solicitações após os investigadores comparecem presencialmente em cada município. A soma dos valores envolvendo as quatro prefeituras daria um total de mais de R$ 15 milhões em emendas somente no ano de 2020. Cabe ressaltar que, quando questionadas as prefeituras de Zé Doca e Centro do Guilherme (dezembro), os gestores eram outros todavia ao receberem o “bastão”, os dois novos gestores permaneceram inertes. Os investigadores inicialmente só queriam verificar se ocorreram direcionamentos ou fraude nas licitações que envolviam estas emendas, mas o bloqueio no repasse dessas informações por parte dos gestores, fez com que Polícia Federal passasse a observar um “modus operandi”, um sincronismo e também voltasse sua mira para as prefeituras. Trecho onde investigadores relataram ao STF a blindagem de prefeitos aliados a Josimar Maranhãozinho: Diante de tal inércia, passível de responsabilização criminal,...