Pular para o conteúdo principal

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal, idosos reúnem-se em conferência que refletiu sobre ‘Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”






O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizaram em conjunto a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta terça-feira, dia 09.

Oficializado por meio da formação de mesa para abertura dos trabalhos, participaram por meio de discursos, a Sec. Municipal da Assistência Social Antonia Costa, a Vereadora Novinha, o Presidente do CMDI - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Flavio Ministro, Orientador Fisico do Grupo a Melhor Idade em Movimento Professor Ítalo, a "oficineira" Andreia Marinho, o Diretor da Escola Carlindo Alves Adenilson Brandão, as "oficineiras" do CRAS e representando todos os idosos, o Sr. Raimundo Maranhão. "Não me contive em emoções, ao ver os resultados da dedicação dos funcionários da Secretaria da Assistência Social que durante todo o dia foram expressas pelo envolvimento e pela animação dos idosos nesta conferência em nosso município", declarou a Vereadora Novinha.
Refletindo sobre a temática ‘Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”, os idosos lotaram a Câmara Municipal e, foram distribuídos em 4 eixos de discussões ou grupos que analisaram e elaboraram propostas para conferência estadual. Foram debatidos sobre 'Os Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas'; 'Educação: assegurando direitos e emancipação humana'; 'Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa'; 'Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas'. “As participações dos idosos neste evento são de suma importância para uma democratização justa das decisões do poder público, a fim de que as necessidades e demandas dos idosos sejam realmente aquelas que devem entrar na agenda pública”, declarou a Assistente Social Cristiane Lobato.



De acordo com orientações do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, o evento em escala local tem como objetivo avaliar a implementação das políticas públicas e propor diretrizes para os próximos dois anos, quando haverá novas plenárias de reflexão. Como é de praxe em evento do tipo, foram eleitos delegados que representarão o município nas conferências estaduais e nacional. "Sinto-me feliz pela participação de todos, em ver que muitas pessoas idosas ou lideranças comunitárias que apoiam nossas causas, vieram para discutir e colaborar com as ações realizadas para os idosos”, finalizou a Secretária Municipal da Assistência Social Antônia Costa.

Foram escolhidos como titulares para conferência estadual o "Sr. Doda" e o Presidente do CMDI Flávio Ministro, e os nomes de "Dona Rosária" e Professora Josefa foi dado o status de suplentes, sendo ambos representantes da sociedade civil organizada e do poder público, respectivamente. PARABÉNS! Seguem fotos:


















































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de homem é encontrado na área rural de Santa Luzia do Paruá veja as fotos do cadáver e da documentação do rapaz

                          aguardem maís informações a qualquer momento..

SOBRE O ASSALTO AO BRADESCO DE SÍTIO NOVO MARANHÃO OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO (veja o Vídeo na Íntegra)

RESULTADO DO ASSALTO: 4 - BANDIDOS MORTOS  3 - BANDIDOS AINDA NO MATO 3 - CIVIS FERIDOS ENTRE ELES UMA CRIANÇA DE 1 ANO. Os bandidos sequestraram uma van no povoado Paciência próximo a São João do Paraíso, deixa várias pessoas hospitalizadas e uma criança baleada .  Na madrugada de quarta-feira dia 4 de maio foi interceptada por bandidos uma Van que faz a linha nessa região.   A polícia foi acionada e também o GTA com helicóptero além de participar da ação, fez o transporte de paciente mais grave juntamente com a Força Tática e operacional da PM .  Ainda não se sabe ao certo como foi o desenrolar da ação. Mais as primeiras informações apontam que os passageiros foram feitos de escudo humano e acabaram sendo atingidos por tiros inclusive uma criança e o condutor da van . TC Aniel, CTA, baleado na perna, tiro transfixou, foi medicado e está bem. Várias armas apreendidas (01 fuzil AR15, 03 calibre 12, pistolas e 01 metralhadora caseira)

*BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com PL Municipal*

E   *BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com  PL Municipal* Não é recente que os bastidores da política municipal de Santa Luzia do Paruá vem mostrando muitos alaridos de reclamações quanto às humilhações que funcionários da Prefeitura, do mais alto ao mais baixo escalão, vem sofrendo por parte da "Prefeita da Cidade". Isso mesmo que você leu "Prefeita", tendo em vista de que o voto do povo foi traído,  e aquele que foi eleito, aceitou passivo,  o sequestro do poder por parte de uma figura que, pelo histórico de maldades na educação também é chamada pelo pejorativo de "Rainha".  Só que desta vez, o autoritarismo da citada, estrapolou na dose. O Secretário Rondinelly Aguiar, que é um doce de ser humano, admirado e reconhecido pelo seu trabalho na cultura luziense tem perdido seu protagonismo, tudo porque a "Prefeita" ou "Rainh