Pular para o conteúdo principal

Mais de 500 famílias são atingidas pelas enchentes em Pedreiras no Maranhão


As fortes chuvas que caem em todo o Maranhão estão obrigando centenas de famílias a deixarem suas casas. Em Pedreiras, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, 513 famílias foram atingidas pelos temporais e 131 estão em abrigos localizados no município, segundo a Defesa Civil municipal. Ao todo, 851 famílias estão desabrigadas pelas chuvas que caíram no Maranhão.

Desde o início das chuvas, o rio Mearim subiu cinco metros acima do normal. Nesta quinta (12) para sexta-feira (13), ele subiu um centímetro. De acordo com a Defesa Civil Estadual o nível do rio é considerado estável.

Somente no bairro Matadouro, localizado às margens do rio Mearim, 60 famílias tiveram que deixar suas casas, já que as ruas do bairro estão tomadas pela água do rio. Muitos moradores que não conseguiram deixar suas casas estão isolados e só conseguem andar pelo município através de canoas. Os desabrigados estão sendo relocados em 14 abrigos em Pedreiras.

Por conta da cheia do rio, a Defesa Civil Estadual montou uma base de apoio em Pedreiras para atender todas as cidades da região central que foram atingidas pelas chuvas.

Em Trizidela do Vale, a 282 km de São Luís, a situação também é preocupante. Segundo a Defesa Civil, 265 famílias foram atingidas e 131 estão distribuídas em dez abrigos que foram montados para receber as vítimas.
Por conta das enchentes, 17 municípios estão em estado de calamidade e as sete cidades estão em estado de emergência. Dentre eles são Marajá do Sena, Presidente Vargas, Brejo, Pedreiras, Lago dos Rodrigues, São João do Sóter e Trizidela do Vale.

Cidades atingidas tentam se recuperar
Após o grande volume de chuvas que caiu durante toda a semana no estado, as cidades mais atingidas pelas cheias tentam se recuperar dos estragos causados. Em Tuntum, a 365 km de São Luís, os moradores tentam se recuperar da enxurrada que quase devastou a cidade durante a maior enchente em 30 anos registrada na região.

Após o transbordamento do rio Itapecuru em Codó, a 290 km de São Luís, equipes da Defesa Civil e do Exército se mobilizam para resgatar as vítimas das enchentes. O trecho BR-135 entre Presidente Dutra e Dom Pedro que foi destruída com a força da enxurrada, já foi recuperado metade da pista. Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) trabalham no local para liberar a segunda parte da via.

Confira a lista de cidades atingidas pelas chuvas no Maranhão

Marajá do Sena
Pedreiras
Trizidela do Vale
Nina Rodrigues
Lago dos Rodrigues
Presidente Vargas
Brejo
Paulino Neves
Bacabal
Imperatriz
São João do Sóter
Tuntum
São Luiz Gonzaga
Rosário
Timbiras
Cantanhede
Esperantinópolis


Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de homem é encontrado na área rural de Santa Luzia do Paruá veja as fotos do cadáver e da documentação do rapaz

                          aguardem maís informações a qualquer momento..

*BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com PL Municipal*

E   *BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com  PL Municipal* Não é recente que os bastidores da política municipal de Santa Luzia do Paruá vem mostrando muitos alaridos de reclamações quanto às humilhações que funcionários da Prefeitura, do mais alto ao mais baixo escalão, vem sofrendo por parte da "Prefeita da Cidade". Isso mesmo que você leu "Prefeita", tendo em vista de que o voto do povo foi traído,  e aquele que foi eleito, aceitou passivo,  o sequestro do poder por parte de uma figura que, pelo histórico de maldades na educação também é chamada pelo pejorativo de "Rainha".  Só que desta vez, o autoritarismo da citada, estrapolou na dose. O Secretário Rondinelly Aguiar, que é um doce de ser humano, admirado e reconhecido pelo seu trabalho na cultura luziense tem perdido seu protagonismo, tudo porque a "Prefeita" ou "Rainh

Filha do ex-deputado Bira do Pindaré teria caido do 10º andar de prédio

Uma jovem de 19 anos se suicidou, neste sábado, 01, atirando-se do décimo andar do seu apartamento, no Edifício Andaluzia, no Condomínio Jardins, no Altos do Calhau. Informações obtidas pelo portal O INFORMANTE dão conta de que a vítima seria filha do ex-deputado e secretário de estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré. A Polícia foi informada e está no local fazendo os primeiros levantamentos.