Pular para o conteúdo principal

Medo de derrota faz o deputado Edson Araújo antecipar eleição da FECOPEMA para o mês de maio



Ata da antecipação da eleição foi registrada ontem, quarta-feira (19), no Cartório Cantuária de Azevedo, em São Luís.
Após a série de postagens do Blog do Domingos Costa que denunciam a ‘bandalheira’ na atuação da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão – FECOPEMA, o presidente da entidade o deputado estadual Edson Araújo (PSL) decidiu antecipar a eleição para escolha da nova diretoria.
O pleito que deveria acontecer no dia 15 de agosto de 2018 – data que encerra o mandato da atual diretoria – agora está marcado para o próximo mês de maio, em data e local, estrategicamente, ainda preservados pelo parlamentar.
Uma Ata registrada nesta quarta-feira (19) no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas Cantuária de Azevedo, em São Luís (microfilme 59718, cópia ao lado) releva a “realização” de uma Assembleia Geral Extraordinária do último 7 de março (com inicio as 8h30) numa sala do Edifício Orienta Consultoria, no Renascença I, na capital maranhense, que segundo o deputado Edson, serviu para discutir e aprovar a mudança da data da eleição da Federação das Colônias.
A desculpa inventada pelo parlamentar é que a escolha para um novo mandato na entidade pesqueira ficaria muito próximo das eleições partidárias deste ano. “Na abertura dos trabalhos o presidente da Federação fez uma ampla explanação para os presentes sobre a necessidade de antecipar o pleito eleitoral da referida entidade, tento em vista que a data prevista para ocorrer a eleição da Diretoria, Conselho de Representantes e Conselho Fiscal aconteceria em data muito próxima das eleição partidárias de 2018”, diz trecho da Ata, que segundo a FECOPEMA, foi aprovado com a participação 80% do total de Colônias filiadas.
– Suspeita de fraude
Embora a Ata registrada diga que teve participação de 80% das Colônias de Pescadores filiadas, a verdade é outra. O Blog do Domingos Costa, que enviou emissário no último evento público da FECOPEMA, no dia 27 de março, mostrou que das mais de 170 Colônias filiadas, apenas algo em torno de 60 marcaram presença no encontro, o que representa aproximadamente 38%, número não suficiente para aprovar a mudança da eleição.
A prova pode ser tirada no post: “Dep. Edson Araújo passa por vexame durante encontro da FECOPEMA”. Na plateia do evento, os registros fotográficos provam a presença pequena de participantes.

Evento da Fecopema do dia 27 de março foi um fracasso de público, mas a Ata registrada diz o contrário, e ainda, registrou presença até de quem não compareceu…
O mais grave é que na Súmula de presença da Assembleia Geral aparecem nomes de 86 presidentes de Colônias espalhadas por todo o Maranhão. Já na Ata, são exatamente 93 assinaturas. Onde encontraram tanta gente, já que no evento não participaram essa quantidade de pessoas?
Outro agravante é que um Edital sem numeração, publicado na edição do dia 20 de março no minusculo jornal Extra  – sete dias antes da reunião -, a FECOPEMA convoca seus filiados para deliberar sobre a antecipação do pleito eleitoral da entidade. Acontece que o Blog do Domingos Costa teve acesso exclusivo ao documento com toda a programação do dia (será publicado em outro post), e nele, não constava discussão ou qualquer deliberação acerca de antecipação da eleição da entidade.
Isto é, a suspeita que é a Ata registrada no cartório Cantuária de Azevedo, ontem (18), bem como o Edital de convocação, sejam parte de uma grande farsa que visa, unicamente, reconduzir Edson Araújo à mais um mandato no controle da Fecopema.
O plano é simples… estabelecer chapa única de modo a não permitir a formação de concorrentes que, eventualmente, podem causar algum tipo de ameaça a Edson Araújo. Para o deputado seria um desastre perder a sua “galinha dos ovos de ouro”, que arrecada milhões e ainda tem retorno político eleitoral garantido.

O parlamentar e sua turma esperam, obviamente, mais uma recondução à frente da entidade por via de aclamação, quando existe apenas um candidato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato do agiota Pacovan deve ser elucidado a qualquer momento

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), está muito perto de elucidar o assassinato do empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como “Pacovan”. As investigações, que já vinham tendo bons resultados com informações obtidas pela PC a respeito do veículo Siena preto utilizado no crime, avançaram bastante nos últimos dias com os depoimentos prestados, no início desta semana, pela viúva e o filho da vítima. Pacovan foi executado na tarde do último dia 14, uma sexta-feira, no interior do posto Joyce (antigo Cavalo de Aço), de sua propriedade, localizado na entrada do município de Zé Doca (MA). Um motorista/segurança do empresário foi atingido com um tiro na barriga e sobreviveu. Uma das possibilidades de autoria intelectual da execução aponta para uma ex-funcionária de Pacovan, que era usada como uma espécie de ‘laranja’ e depositava em sua conta bancária vultosas quantias passadas pela vítima. O veículo A Polícia Civil já ch...

PRESIDENTE MÉDICI: Sobrinho do prefeito avança sobre adversários do 44 com moto e agora coordenador de transporte da prefeitura ameaça usar escavadeira!*

Os ânimos está exaltados demais por parte de alguns bajuladores do prefeito. A mamata tá ameaçada pela boa aceitação do candidato a prefeito EMÍLIO WEBA e o normal é que hajam manifestações de desespero, mas, o blog encontrou entre os comentários em grupo de whatsapp uma situação extremamente preocupante e que deve deixar a polícia em alerta máximo. Um babão do prefeito que é chefe dos transportes ameaçou usar uma escavadeira por cima do povo que apoia o 44. A cena de inveja pelo crescimento eleitoral do Emílio revolta e até um candidato a vereador que é sobrinho do prefeito, já havia avançado sobre a multidão do 44. *"Rapaz nos deixa a pá escavadeira lá pertinho, qualquer coisa nós arrasta tudo, arrocha mas rapaz"*, diz o coordenador de transporte Josué Rosa A insegurança dos eleitores de um lado e de outro começa a preocupar, e, guarnição da PM deve estar em alerta. A ameaça é grave e deveria chegar ao conhecimento do Juiz da Justiça Eleitoral para que tome as devidas provi...

04 prefeitos da região Alto Turi entraram na mira da Polícia Federal após se recusarem a fornecer dados sobre emendas e licitações

De acordo com o informado para a imprensa, os prefeitos das 04 cidades só responderam as solicitações após os investigadores comparecem presencialmente em cada município. A soma dos valores envolvendo as quatro prefeituras daria um total de mais de R$ 15 milhões em emendas somente no ano de 2020. Cabe ressaltar que, quando questionadas as prefeituras de Zé Doca e Centro do Guilherme (dezembro), os gestores eram outros todavia ao receberem o “bastão”, os dois novos gestores permaneceram inertes. Os investigadores inicialmente só queriam verificar se ocorreram direcionamentos ou fraude nas licitações que envolviam estas emendas, mas o bloqueio no repasse dessas informações por parte dos gestores, fez com que Polícia Federal passasse a observar um “modus operandi”, um sincronismo e também voltasse sua mira para as prefeituras. Trecho onde investigadores relataram ao STF a blindagem de prefeitos aliados a Josimar Maranhãozinho: Diante de tal inércia, passível de responsabilização criminal,...