Pular para o conteúdo principal

Presidente da Câmara de Turilândia assume prefeitura, mesmo cumprindo prisão domiciliar





O presidente da Câmara de Vereadores de Turilândia, José Luís Araújo Diniz, conhecido como “Pelego” (União Brasil), assumiu interinamente o comando da Prefeitura Municipal. A mudança ocorre em cumprimento a uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que impede os titulares eleitos – o prefeito Paulo Curió (União) e a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD) – de exercerem cargos no Poder Executivo. A vacância temporária e a nova linha sucessória foram oficializadas por meio de uma portaria publicada na sexta-feira (26).

Com a saída de Pelego para o Executivo, a vice-presidente da Casa, vereadora Inailce Nogueira Lopes, assumiu a presidência interina da Câmara Municipal.

Investigação e prisão domiciliar

Pelego é um dos investigados na Operação Tântalo II e cumpre prisão domiciliar. Apesar da restrição, ele e outros parlamentares estão autorizados pela Justiça a se deslocarem até a Câmara Municipal exclusivamente para participar de sessões previamente marcadas. Qualquer outra saída sem autorização pode resultar na revogação do benefício e transferência para uma unidade prisional.

Além do presidente, outros cinco vereadores de Turilândia tiveram a prisão convertida em domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

A conversão para o regime domiciliar, segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), foi necessária para garantir o funcionamento do Poder Legislativo municipal. As investigações do GAECO apontam que uma organização criminosa estruturada se instalou na gestão pública de Turilândia. O esquema teria desviado cerca de R$ 56 milhões, principalmente das áreas de Saúde e Assistência Social, utilizando empresas de fachada para simular serviços.

Ao todo, 21 mandados de prisão foram expedidos. O grupo é investigado por operar de forma hierarquizada, envolvendo agentes políticos, servidores e empresários. A Operação Tântalo II é um desdobramento de uma fase anterior deflagrada em fevereiro deste ano, que já apurava fraudes em licitações e desvios de recursos públicos no município. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente !!! Vitória dos Pescadores !

  O Projeto de Lei do Dep. Wolmer Araujo, que obriga o prazo de 10 dias para o INSS analisar a documentação do pescador e pagar o Seguro Defeso é aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados. A câmara  dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria do ex-deputado  Wolmer Araújo que fixa prazo de dez dias úteis para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar a documentação do pescador artesanal que busca o seguro-defeso – benefício concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida. O INSS é responsável por gerir e pagar o seguro-defeso. Pela proposta, vencido esse prazo de 10 dias, a concessão será automática e o benefício depositado em conta vinculada ao CPF do pescador em até cinco dias úteis. A medida, que consta no Projeto de Lei 848/24, recebeu parecer favorável. A iniciativa vai tornar mais rápida a análise dos requerimentos de concessão do seguro defeso. “Com isso, a proposição mitiga os efeitos da espera prolongada, que...

04 prefeitos da região Alto Turi entraram na mira da Polícia Federal após se recusarem a fornecer dados sobre emendas e licitações

De acordo com o informado para a imprensa, os prefeitos das 04 cidades só responderam as solicitações após os investigadores comparecem presencialmente em cada município. A soma dos valores envolvendo as quatro prefeituras daria um total de mais de R$ 15 milhões em emendas somente no ano de 2020. Cabe ressaltar que, quando questionadas as prefeituras de Zé Doca e Centro do Guilherme (dezembro), os gestores eram outros todavia ao receberem o “bastão”, os dois novos gestores permaneceram inertes. Os investigadores inicialmente só queriam verificar se ocorreram direcionamentos ou fraude nas licitações que envolviam estas emendas, mas o bloqueio no repasse dessas informações por parte dos gestores, fez com que Polícia Federal passasse a observar um “modus operandi”, um sincronismo e também voltasse sua mira para as prefeituras. Trecho onde investigadores relataram ao STF a blindagem de prefeitos aliados a Josimar Maranhãozinho: Diante de tal inércia, passível de responsabilização criminal,...

Mutirão de Cirurgias no Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá

O Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá promoveu um mutirão de cirurgias de 15 a 22 de fevereiro, com a meta de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos na região. Durante essa semana intensa de trabalho, foram realizados mais de 100 procedimentos, beneficiando pacientes de 17 municípios que compõem a área do Alto Turi. O diretor Gonçalo Profiro, junto com toda a equipe de profissionais da unidade, reafirma o compromisso com a saúde de qualidade na região, em colaboração com o governo do estado do Maranhão. Essa iniciativa é um reflexo do esforço conjunto para aprimorar o atendimento, além de garantir serviços essenciais à população. Entre as cirurgias realizadas durante o mutirão, destacam-se: - Colecistectomia - Histerectomia Total Abdominal - Hernioplastia Inguinal - Hernioplastia Umbilical - Hernioplastia Incisional - Hernioplastia Epigástrica - Laqueadura Tubária - Colpoperineoplastia - Hemorroidectomia - Exérese de Lipoma - Ooforectomia - Postectomia - Bartolinec...