Pular para o conteúdo principal

TENSÃO NA FRONTEIRA: Estudantes na Bolívia vivem medo e terror após morte cruel de brasileiro

A imagens dos últimos momentos do brasileiro, mesmo tratadas, são chocantes. A execução acendeu a luz vermelha nas relações entre brasileiros e bolivianos, que fazem denuncias de ameaças em vídeo. Confiram. Material impróprio para menores de 16 anos 
TENSÃO NA FRONTEIRA: Estudantes na Bolívia vivem medo e terror após morte cruel de brasileiro
FOTO: (Redes Sociais)
Por Santiago Roa - Jornalista

Imagens feitas por bolivianos apresentam de forma vil e cruel os últimos momentos de um brasilero na Bolívia. Até ontem não havia a identificação do homem que tentava ,calmamente, arrefecer a fúria de moradores da cidade de San Julian, situada a 150 quilômetros a noroeste de Santa Cruz de La Sierra. Hoje foi descoberto que a vítima trata-se de Vinicius Chagas Maciel, 32 anos.

A partir daí várias pessoas entraram em contato com o Rondoniaovivo, fontes e amigos, para tentar ajudar a família e entender o fato. Estudantes assustados com tratamento recebido por brasileiros estão enviando vídeos que mostram a preocupação e desespero. Acompanhe as atualizações da matéria e ainda, a explicação do Delegado de Polícia de San Julian que disse nada poder ter feito no caso, temendo represálias contra seu efetivo. 

Maciel saiu do Amapá faz sete meses e era ajudante de mecânico, separado e tinha uma filha. Trabalhava na Bolívia na intenção de cursar Medicina, mas após tentar efetuar uma cobrança dos sapatos que vendia, acabou sendo acusado de portar uma arma, o que ele contestou até o fim e o final foi trágico.

Os famliares dizem que foi aterrorizante saber o ocorrido e aforma do mesmo. “Soubemos da pior forma, através do Facebook, que foi como repercutiu o caso lá. Foi uma tortura e uma barbárie o que fizeram e eles ficavam postando no ‘face’. Como ele foi a trabalho, muitos conhecidos começaram a nos marcar nas postagens. Foi horrível. Minha mãe e todos nós estamos em choque. Desde terça-feira (20), às 18 horas, quando ficamos sabendo, ela está sedada”, relatam familiares da vítima.

Informações de jornais bolivianos juntamente com de estudantes e amigos da vítima via rede social afirmam que o brasileiro foi enforcado por uma multidão que correu atrás dele e o alcançou. O motivo foi um casal que alegou ter sido cobrado por uma suposta dívida por dois homens armados. O outro brasileiro conseguiu fugir do lugar em uma caminhonete.

A família discorda a versão de assalto e de estarem armados, pois o que se diz por meio de fontes que temem se identificar é que Maciel seria vendedor de sapatos e teria retornado para cobrar uma dívida. No vídeo ele diz ao tentar conversar que vinha fazer uma cobrança de anos, a pedido de um senho de porte grande e que não lembrava o nome. Com a divulgação da simagens os parentes desejam ter o coporo para o sepultamento. Irmãos e a mãe dele moram no município de Santana, onde ele nasceu. A cidade fica cerca de 17 quilômetros de Macapá, capital do Amapá.


Confira a certidão de Nada Consta publicado pelo Jornal Boliviano "El Deber.Com"



'No era un bandido', quién era el brasileño linchado en San Julián, según su familia. Este foi o título do periódico EL Deber no dia de hoje. :Confira o que foi noticiado hoje na Bolívia sobre o caso. www.eldeber.bo

Vídeo
Um vídeo que circulou em redes sociais, mostra Vinicius tentando explicar o ocorrido aos bolivianos, mas ele seria morto em seguida. Nele ele tenta dizer que tinha um celular e não uma arma. Ensandecidos a população ao meio de tapas, chutes e golpes com pedaços de pau, iam definindo o julgamento que tirou a vida do brasileiro.


Apelo
Como se não bastasse a dor da família, agora é arcar com os custos para poder sepultar a vítima em sua cidade perto de seus entes. Confira o pedido de ajuda:

Estudantes
Jocimar Ribeiro, estudante de medicina na Universidade Federal da Bolívia em Puno conta o que vive e apela para poder terminar seus estudos no Brasil. Confira o Vídeo:





Em instantes a versão do delegado de San Julian e vídeo de estudante de Medicina ameaçado. 
Aviso!
O Rondoniaovivo está com espaço aberto para receber vídeos ou áudios de estudantes relatando o que vivem, afirmando ameaças ou discordando das mesmas, com o objetivo de tranquilizar as famílias ou  alertar as autoridades, bem como embaixada Brasileira na Bolívia (Itamaraty), bem como a embaixada Boliviana no Brasil.
Mais informações em instantes...


Fontes complementares de apoio: El Deber.com.bo e Painel Político

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de homem é encontrado na área rural de Santa Luzia do Paruá veja as fotos do cadáver e da documentação do rapaz

                          aguardem maís informações a qualquer momento..

SOBRE O ASSALTO AO BRADESCO DE SÍTIO NOVO MARANHÃO OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO (veja o Vídeo na Íntegra)

RESULTADO DO ASSALTO: 4 - BANDIDOS MORTOS  3 - BANDIDOS AINDA NO MATO 3 - CIVIS FERIDOS ENTRE ELES UMA CRIANÇA DE 1 ANO. Os bandidos sequestraram uma van no povoado Paciência próximo a São João do Paraíso, deixa várias pessoas hospitalizadas e uma criança baleada .  Na madrugada de quarta-feira dia 4 de maio foi interceptada por bandidos uma Van que faz a linha nessa região.   A polícia foi acionada e também o GTA com helicóptero além de participar da ação, fez o transporte de paciente mais grave juntamente com a Força Tática e operacional da PM .  Ainda não se sabe ao certo como foi o desenrolar da ação. Mais as primeiras informações apontam que os passageiros foram feitos de escudo humano e acabaram sendo atingidos por tiros inclusive uma criança e o condutor da van . TC Aniel, CTA, baleado na perna, tiro transfixou, foi medicado e está bem. Várias armas apreendidas (01 fuzil AR15, 03 calibre 12, pistolas e 01 metralhadora caseira)

*BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com PL Municipal*

E   *BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com  PL Municipal* Não é recente que os bastidores da política municipal de Santa Luzia do Paruá vem mostrando muitos alaridos de reclamações quanto às humilhações que funcionários da Prefeitura, do mais alto ao mais baixo escalão, vem sofrendo por parte da "Prefeita da Cidade". Isso mesmo que você leu "Prefeita", tendo em vista de que o voto do povo foi traído,  e aquele que foi eleito, aceitou passivo,  o sequestro do poder por parte de uma figura que, pelo histórico de maldades na educação também é chamada pelo pejorativo de "Rainha".  Só que desta vez, o autoritarismo da citada, estrapolou na dose. O Secretário Rondinelly Aguiar, que é um doce de ser humano, admirado e reconhecido pelo seu trabalho na cultura luziense tem perdido seu protagonismo, tudo porque a "Prefeita" ou "Rainh