Pular para o conteúdo principal

AgroRita reforça protagonismo no agronegócio maranhense e Hilton Gonçalo defende criação de fundo nacional para o setor


Criado em 2024, durante a gestão do então prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o AgroRita voltou a reunir produtores rurais, técnicos, empresários e autoridades em mais uma edição do evento, que já se consolida como um dos principais espaços de fortalecimento da agricultura e da produção rural no Maranhão.


Ao participar da programação, Hilton Gonçalo destacou a importância da valorização dos homens e mulheres do campo como instrumento para impulsionar o desenvolvimento econômico do município e do estado.



Durante seu discurso, o ex-prefeito que teve a companhia do prefeito Milton Gonçalo, apresentou uma proposta de alcance nacional: a criação de um fundo permanente para a agricultura, inspirado no modelo do FUNDEB. Segundo ele, a iniciativa garantiria recursos contínuos para investimentos no setor, ampliando o incentivo à produção, a modernização das atividades agrícolas e o apoio aos pequenos e médios produtores rurais.


“Precisamos de um mecanismo permanente de financiamento da agricultura, que assegure investimentos e fortaleça quem produz alimentos e movimenta a economia brasileira”, defendeu Hilton.


Além das discussões sobre políticas públicas e desenvolvimento rural, o AgroRita também teve momentos de descontração. Hilton participou de atividades interativas do evento e destacou a importância da proximidade com os produtores.


“O mais importante é estar perto das pessoas, ouvir quem vive do campo e construir soluções que fortaleçam o agro maranhense”, afirmou.


Idealizado em 2024 pela gestão de Hilton Gonçalo, o AgroRita tem como objetivo incentivar a produção rural, promover a troca de conhecimentos, apresentar novas tecnologias para o setor e aproximar produtores das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. A iniciativa vem se consolidando como uma vitrine para o potencial agrícola de Santa Rita e da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-vereadora e família sofrem acidente em Santa Luzia; condutor fugiu sem prestar socorro

​ SANTA LUZIA DO PARÁ – Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite de ontem nas proximidades do acesso à cidade de Bragança, envolvendo a ex-vereadora Beth e sua família. O grupo retornava de um momento de despedida: o Professor Lúcio Rodrigues , marido da ex-vereadora e irmão dos ex-vereadores de Bragança, Mauro Rodrigues e Zeca Rodrigues , estava voltando do sepultamento de seu próprio irmão quando o veículo da família foi atingido. ​De acordo com relatos de populares e testemunhas que presenciaram a colisão, o automóvel da família foi atingido por uma caminhonete. O condutor da mesma apresentava sinais visíveis de embriaguez, e diversas latas de bebidas alcoólicas foram avistadas no interior do veículo. O motorista, identificado por moradores locais como irmão do vereador "Neguinho do Coco", de Santa Luzia do Pará, evadiu-se do local sem prestar assistência às vítimas. ​Atendimento e Danos ​A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a ocorrênc...

Pescadores artesanais anunciam interdição de rodovias federais no Maranhão

O Movimento Popular em Defesa do Pescador Artesanal do Maranhão convocou uma mobilização geral para o próximo dia 09 de fevereiro . O protesto, que visa reivindicar direitos da categoria que estariam sendo negados, prevê o fechamento de dois pontos estratégicos em rodovias federais que cortam o estado. ​As interdições estão programadas para começar às 07:00 da manhã e, segundo os organizadores, ocorrerão por tempo indeterminado . ​Locais confirmados para o bloqueio: ​ BR-316: Na Ponte do Rio Pindaré. ​ BR-135: Próximo à rotatória de Bacabeira. ​A manifestação busca chamar a atenção das autoridades para a pauta da pesca artesanal maranhense, exigindo o cumprimento de garantias e assistência aos trabalhadores do setor. Motoristas que planejam trafegar por essas regiões na data devem estar atentos a possíveis congestionamentos e atrasos.

*MPE pede cassação do prefeito de Presidente Médici por compra de votos*

O Ministério Público Eleitoral do Maranhão está pedindo a cassação do prefeito de Presidente Médici, Janilson dos Santos Coelho, o Dr. Caçula Coelho, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600509-08.2024.6.10.0080, que tramita na 80ª Zona Eleitoral de Santa Luzia do Paruá.  A ação foi movida pela Coligação “União e Reconstrução” (PP/PL/União), que denunciou a prática de abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e uso indevido de bens públicos durante as eleições de 2024. As provas apresentadas nos autos são contundentes. Testemunhas relataram ter recebido R$ 3.000,00 em troca de votos, com negociação feita diretamente com o investigado e intermediada por uma vereadora. Comprovantes de transferências via Pix e atas notariais foram juntados ao processo.  Além disso, testemunhos confirmaram o uso das dependências da própria Prefeitura Municipal para atos de campanha, a distribuição sistemática de alimentos na residência do candidato e...