Pular para o conteúdo principal

Reportagem do O GLOBO faz destaque a cidade maranhense que deu 50,93% dos votos para Bosonaro


Igreja evangélica em São Pedro dos Crentes (MA) Foto: Reprodução/Facebook

Umas das reportagem do jornal O GLOBO desta semana, destacou a cidade maranhense de São Pedro dos Crentes, a 759 km de São Luís, onde o candidato Jair Messias Bolsonaro tirou 50,93% no primeiro turno. Além de fazer destaque a cidade em que maioria da população é evangélica, a reportagem destacou a confiança dos moradores ao prefeito do pequeno município.
CONFIRA A REPORTAGEM 
BRASÍLIA — São Pedro dos Crentes tornou-se, no primeiro turno da corrida presidencial, um enclave dentro do Maranhão, o segundo estado mais fiel ao PT nestas eleições de 2018. Entre 217 municípios, foi um dos três municípios maranhenses em que Jair Bolsonaro (PSL) superou Fernando Haddad na corrida ao Planalto. O único no qual ele ultrapassou 50% dos votos — teve 50,93%, contra 37,53% do petista. No estado inteiro, Haddad teve 61% dos votos e o candidato do PSL ficou com 24%.
São Pedro faz divisa com cinco cidades. Em três delas, o candidato petista recebeu mais de 60% dos votos. Em duas, passou dos 50% de votos. Além do reduto evangélico no estado, Bolsonaro só venceu em Açailândia e Imperatriz.
A cidade tem população estimada de 4,6 mil pessoas, de acordo com o IBGE, dos quais 52% se declaram evangélicos. O número é bem acima da média nacional, de 22%, segundo o Censo de 2010.
A religião está intimamente ligada à história de São Pedro dos Crentes, que ganhou esse nome por ter sido fundada apenas por evangélicos. E é uma das explicações para o sucesso de Bolsonaro no local, de acordo Elison da Silva Santos, de 33 anos, que trabalha em uma loja de informática no centro da cidade.
— Quando eu nasci, a população era todo evangélica. Hoje não é toda, mas 80% do pessoal daqui é evangélico. E o Bolsonaro defende muito os princípios cristãos, vai defender a família — afirma.
Apesar de saber explicar a torrente de votos bolsonaristas que tomou conta de sua família e de pouco mais da metade dos eleitores da cidade, Elison foi um dos 6% dos eleitores que votaram em Ciro Gomes (PDT). No segundo turno, porém, ele não deve seguir a orientação de voto dos pedetistas em Haddad. Elison decidiu apoiar Bolsonaro, se juntando ao resto da família:
— Minha família toda foi de Bolsonaro, só eu que fui de Ciro Gomes. Cobrança sempre tinha, tentaram me convencer. Desde o começo eu fui simpático a ele. Mas no segundo turno vai todo mundo junto — explica.
De acordo com Elison, o clima na cidade está tranquilo, com apenas “algumas discussõezinhas” nas redes sociais, o que ele considera normal. No dia da votação, ele diz que as camisas verde e amarelas eram predominantes.
A dona de casa Manoela Brito, de 43 anos, diz que votou em Bolsonaro no primeiro turno porque confia no prefeito da cidade, Lahesio Rodrigues do Bonfim (PSDB). Segundo ela, o prefeito fez campanha para Bolsonaro.
— Eu votei no Bolsonaro e acho que ele vai ser um bom presidente. Andaram dizendo que ele vai cortar o 13º e o Bolsa Família, mas eu acho que isso é uma mentira. Eu estou do lado do doutor Lahesio. Ele é uma pessoa muito boa, ajuda todo mundo aqui na cidade. Então, se ele o pessoal dele e ele estão com Bolsonaro, eu também estou e vou votar de novo nele no segundo turno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de homem é encontrado na área rural de Santa Luzia do Paruá veja as fotos do cadáver e da documentação do rapaz

                          aguardem maís informações a qualquer momento..

SOBRE O ASSALTO AO BRADESCO DE SÍTIO NOVO MARANHÃO OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO (veja o Vídeo na Íntegra)

RESULTADO DO ASSALTO: 4 - BANDIDOS MORTOS  3 - BANDIDOS AINDA NO MATO 3 - CIVIS FERIDOS ENTRE ELES UMA CRIANÇA DE 1 ANO. Os bandidos sequestraram uma van no povoado Paciência próximo a São João do Paraíso, deixa várias pessoas hospitalizadas e uma criança baleada .  Na madrugada de quarta-feira dia 4 de maio foi interceptada por bandidos uma Van que faz a linha nessa região.   A polícia foi acionada e também o GTA com helicóptero além de participar da ação, fez o transporte de paciente mais grave juntamente com a Força Tática e operacional da PM .  Ainda não se sabe ao certo como foi o desenrolar da ação. Mais as primeiras informações apontam que os passageiros foram feitos de escudo humano e acabaram sendo atingidos por tiros inclusive uma criança e o condutor da van . TC Aniel, CTA, baleado na perna, tiro transfixou, foi medicado e está bem. Várias armas apreendidas (01 fuzil AR15, 03 calibre 12, pistolas e 01 metralhadora caseira)

*BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com PL Municipal*

E   *BOMBA, BOMBA, BOMBA!Cansado de ser humilhado pela "Prefeita de SLP", Secretário Municipal de Cultura RODINELLY AGUIAR aceita exoneração e rompe com  PL Municipal* Não é recente que os bastidores da política municipal de Santa Luzia do Paruá vem mostrando muitos alaridos de reclamações quanto às humilhações que funcionários da Prefeitura, do mais alto ao mais baixo escalão, vem sofrendo por parte da "Prefeita da Cidade". Isso mesmo que você leu "Prefeita", tendo em vista de que o voto do povo foi traído,  e aquele que foi eleito, aceitou passivo,  o sequestro do poder por parte de uma figura que, pelo histórico de maldades na educação também é chamada pelo pejorativo de "Rainha".  Só que desta vez, o autoritarismo da citada, estrapolou na dose. O Secretário Rondinelly Aguiar, que é um doce de ser humano, admirado e reconhecido pelo seu trabalho na cultura luziense tem perdido seu protagonismo, tudo porque a "Prefeita" ou "Rainh